CAPELANIA E A PRATICA DO AMOR POR CRISTO E PELO PRÓXIMO


SEJA UM VOLUNTÁRIO, FAÇA CAPELANIA
Equipe de Capelania: Silvia, Liane, Efigenia e Felipe

O que é Capelania
“O ministério de Capelania Hospitalar Evangélico é a prática do amor por Cristo e pelo próximo, vestido em roupas de trabalho.”
É levar esperança aos aflitos, quando esses relatam suas dores e medos aos ouvidos atentos de quem experimentou na pele a dor e a perda e, consolado por Deus, se dispõe a levar o consolo a outros.  Um trabalho humanitário de solidariedade, uma tênue luz de esperança, confortando e ajudando o enfermo a lidar com a enfermidade, a engajar-se ao tratamento médico indicado, e até mesmo a preparar-se para enfrentar a morte, quando não há expectativas de cura mesmo a preparar-se para enfrentar a morte, quando não há expectativas de cura aflige, é sempre a graça, a misericórdia e o amor de Deus, em Sua busca por amizade e comunhão com o ser humano através de Cristo, que nos oferece o perdão e a vida abundante e eterna.
Missão da Capelania
A Capelania tem como missão atuar nos hospitais através de voluntários capacitados que levam amor, conforto e esperança aos pacientes, familiares e profissionais da saúde, vivendo a fé cristã através do atendimento espiritual, emocional, social, recreativo e educacional, sem distinção de credo, raça, sexo ou classe social, em busca contínua da excelência no ensino e no ministério de consolo e esperança eternos.

Os benefícios para os hospitais.
Os hospitais que contam com este ministério são melhor conceituados por terem visão holística, renovando a esperança  e a força para lutar e trazendo novo desejo de vida aos pacientes hospitalizados ou em tratamento ambulatorial.  Em muitos casos, a Capelania ajuda a preparar o paciente terminal e sua família  para enfrentar a morte próxima, trazendo-lhes consolo e esperança da vida eterna.

O impacto da fé sobre a saúde física e mental
Pesquisas científicas têm sido publicadas reafirmando o impacto da fé sobre a saúde física e mental de pessoas que têm uma fé intrínsica e demonstram frequência a uma comunidade religiosa. Nestas pesquisas torna-se evidente que o grupo dos cristãos ocupa o centro das respostas favoráveis, o que nos faz lembrar que muito além da “fé na fé”, estas pessoas têm em Cristo a resposta para suas vidas, sendo ajudados e sustentados por Ele em todos os momentos.


O QUE É A HUAP
O HUAP(Hospital Universitário Antonio Pedro Niteroi) voluntário nasceu de um sonho antigo do Projeto de Humanização. A partir da realização de um evento no Hospital , percebeu-se o interesse dos pacientes em participar das oficinas . Criou-se o primeiro projeto de oficina que chamou-se Projeto Criarte.
Hoje, os objetivos do Humaniza HUAP são:
- Apoiar as atividades do HUAP voluntário, com vistas a manutenção de uma qualidade no atendimento humanizado de pacientes e a integração com a Unidade Hospitalar;
- Orientar a população usuária do Hospital Universitário Antonio Pedro, através de ações de acolhimento; além da divulgação das atividades desenvolvidas e seus resultados, contribuindo diretamente na promoção e proteção de saúde física e psicosociespiritual;
Colaborar com o Hospital Universitário Antonio Pedro, na realização e captação de recursos humanos para projetos, programas e ações que visem a melhoria do HUAPvoluntário;
-Valorizar os programas, projetos e ações de melhorias priorizadas pelo Hospital Universitário; e
- Prestar apoio material, social e espiritual aos pacientes que precisarem. Os voluntários do HUAPvoluntários atuam na organização, planejamento e desenvolvimento de atividades com os pacientes em tratamento e seus acompanhantes, criando um clima positivo e propiciando momentos de lazer, relaxamento, distração e apoio espiritual(Capelania Evangélica e Pastoral da Saúde) diminuindo assim os medos, angustias e inseguranças oriundas do processo de tratamento e internação.

Atualmente contamos com 14 projetos em funcionamento:
1 01)   Capelania Evangélica
   02) Pastoral da Saúde
   03) Clínica da Alegria           
   04)   Criarte
   05) Semeando Vida
   06) Luz
   07)   Recreando 
   08)   In-formação 
   09)   Acolher 
   10)   Alegria Pura 
   11) Boa Leitura 
   12)  Mulheres em Ação 
   13) Ciranda das Vovós 
   14) Primeiros Passos


VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE VOLUNTÁRIA

INSCRIÇÃO: Hospital Universitário Antonio Pedro Niteroi
Endereço: Marquês do Paraná – 303 Prédio Anexo 3º andar
Maiores Informações: Tel:2629-9330/ 9631-9325
PROCURAR Coordenação do Projeto: Enfermeira                                           Any Barbosa Faria
                              Vagas para Março de 2012




Comentários

Postagens mais visitadas